Opinião

Bom Ano!

A próxima vez que voltar a escrever no jornal Açoriano Oriental já estaremos no Ano Novo. Por isso, quero aproveitar este espaço para desejar a todos quantos lerem estas linhas, um bom ano! Penso que é na concretização desse desejo que todos os políticos se devem empenhar nas nossas ilhas, independentemente de estarem na oposição, ou não.

Pela minha parte, como Presidente do PS/A, o meu compromisso é o de continuar a trabalhar, com humildade, procurando novas formas de tornar melhor a vida de todos os açorianos, dos mais novos, aos mais velhos, vivam aqui em Ponta Delgada, ou no Corvo, em qualquer uma das 9 ilhas. É preciso olhar para o futuro com mais determinação, aproveitar essa força maior que nos deve guiar a todos, o amor à nossa terra!

Os 365 dias, que dentro de momentos entrarão em cena nas nossas vidas, requerem um sentido prático e lúcido sobre a nossa vida coletiva nesta Região Autónoma. Por isso, precisamos de uma economia mais sustentável, geradora de empregos duradouros e com melhores salários; com finanças públicas saudáveis e maior competência na nossa gestão orçamental.

Temos que acabar com constantes atrasos nos pagamentos a empresas e serviços, proteger empresas essenciais para a nossa Região, como a SATA, e usar com eficiência os fundos excecionais que chegam da Europa, seja para melhorar a educação e as competências profissionais, seja para alargar a rede de creches, que é gratuita porque assim foi antes decidida pelo governo central e também é paga por fundos nacionais; seja para construir habitações, especialmente para os mais jovens; seja para melhorar o acesso aos cuidados de saúde onde tudo permanece descontrolado; seja no combate à toxicodependência, às desigualdades crescentes e à pobreza que atinge milhares de famílias açorianas, ainda mais penalizadas pelos preços de bens essenciais sempre a subir e bem superiores aos praticados no continente.

O próximo ano 2025 trará todos estes desafios e outros, como o de ser ano de eleições autárquicas. Em próximos artigos dedicar-me-ei a esse assunto de forma mais aprofundada. No entanto, uma coisa garanto a todos, o PS terá candidaturas a todas as freguesias e municípios, com a certeza de que não prescindiremos de ninguém, porque – sabemos todos – juntos somos mais fortes!

Um bom ano a todos!